Publicado no portal Santana do Ipanema em 16/11/2021 12:30:45

Vertedouro da Barragem do João Gomes é concluído e obra avança na construção do paredão

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, usou as redes sociais para compartilhar o vídeo do andamento das obras da Barragem do João Gomes. Quem explica como estão os serviços é Antônio Inácio, um dos pedreiros dessa que é a maior obra hídrica da história do município.

No vídeo, o pedreiro mostra o vertedouro concluído. Também conhecido como sangrador, o vertedouro é uma estrutura hidráulica que pode ser utilizada para diferentes finalidades, como medição de vazão e controle de vazão da barragem.

Com o vertedouro pronto, os serviços avançam na construção da base do paredão. Simultaneamente, também está sendo executado a descarga de fundo, conjunto de tubulações que permitem a saída de água de forma segura por baixo do aterro da barragem.

“A prefeita Christiane está de parabéns por estar construindo essa barragem, obra que era sonho do pai dela, Dr. Isnaldo Bulhões, que vai ser realizado e vai ser um bem pra muita gente aqui do município”, frisou o pedreiro que agradeceu ainda a oportunidade por estar trabalhando.

Com um investimento da ordem de R$ 7 milhões, liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e contrapartida da Prefeitura, a obra saiu do papel graças a articulação do saudoso prefeito Isnaldo Bulhões, deputado Isnaldo Bulhões e do então ministro de Estado de Transportes, Portos e Aviação Civi, Maurício Quintella, além da prefeita Christiane Bulhões, junto ao então Ministro Omar Terra.

A barragem terá capacidade de armazenar 2.154.062,14 m³ de água e 6km de extensão.