Publicado no portal Santana do Ipanema em 05/04/2024 14:44:12

Secretaria de Saúde de Santana do Ipanema inspecionou chegada de veículos neste domingo (22)

Durante todo o domingo (22), equipes da Vigilância em Saúde e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Santana do Ipanema, com apoio da Polícia Militar do 7º Batalhão, realizaram blitze nas entradas da cidade e no terminal rodoviário para inspecionar a chegada de veículos e passageiros de outros Estados e Municípios.

A ação visou o monitoramento das pessoas para detectar possíveis sintomas do Coronavírus. Elas também foram informadas sobre a quarentena e demais recomendações do Ministério da Saúde. 75 pessoas foram abordadas e nenhum caso suspeito foi detectado.

A medida está prevista no decreto de situação de emergência, assinado pelo prefeito Isnaldo Bulhões, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O documento traz medidas preventivas com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Governo de Alagoas.

De acordo com o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde e demais autoridades municipais, sempre que tomarem notícias de munícipes ou pessoas em permanência no município oriundas de epicentros da Covid-19, inclusive os nacionais, a exemplo do eixo Rio-São Paulo, deverão deslocar equipe de profissionais com o intuito de averiguar sintomatologia da doença e a devida adoção dos procedimentos necessários.

Nas redes sociais, o prefeito reforçou que as blitze seguem nos próximos dias e pediu a população que fique em casa para cuidar das suas famílias. Ele também destaca a importância da observação de sintomas como febre e tosse ou dificuldade para respirar.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus (covid-19):

Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70%;

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, nunca com as mãos;

Evite aglomerações;

Mantenha os ambientes limpos e ventilados;

Não compartilhe objetos de uso pessoal;

Evite abraços, beijos e aperto de mãos.