Publicado no portal Santana do Ipanema em 15/04/2022 12:45:25

Santana do Ipanema tem projeto selecionado entre 130 trabalhos apresentados na 3ª Mostra AL Aqui Tem SUS

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) divulgou o resultado dos dez trabalhos selecionados para apresentação oral, no próximo dia 18, na 3ª Mostra Alagoas Aqui Tem SUS, na sede do Cosems-AL. Foram mais de 130 experiências exitosas alagoanas que se inscreveram para participação no evento estadual e Santana do Ipanema se classificou entre as 10 experiências exitosas que foram selecionadas.

Trata-se do Projeto Semeadores da Paz: “Prevenir a Violência é Cuidar da Saúde”, desenvolvido pela Equipe Multidisciplinar de Saúde da Unidade de Saúde da Família da Floresta em parceria com a Escola Municipal José Francisco de Andrade.

O projeto objetivou prevenir agravos à saúde e situações de risco social ou pessoal relacionadas a atos de violência na área de abrangência da ESF Floresta. Desta maneira o projeto foi desenvolvido dentro do período de um ano, contando com formações direcionadas aos profissionais da equipe de saúde e aos docentes da escola citada, oficinas educativas com os discentes e salas de espera sobre temas relacionados a prevenção da violência, tais como: abuso e exploração sexual, bullying, drogas e entre outros.

Dos 10 projetos, seis deles serão selecionados para apresentação no XXXVI Congresso do Conasems, no período de 12 a 15 de julho em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.