Publicado no portal Santana do Ipanema em 29/11/2018 14:22:43

Santana do Ipanema lidera ranking de município com mais inscrições no Cadastro Ambiental Rural

Com 3.825 inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR), Santana do Ipanema lidera o ranking do Estado e é o município destaque. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26), pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), durante um encontro na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para traçar uma força tarefa e conseguir atingir a meta..

O evento contou com a participação do presidente Hugo Wanderley, prefeitos, secretários municipais e representantes do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), IMA, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O secretário de Meio Ambiente, Jorge Santana, ressaltou que o prefeito Isnaldo Bulhões sempre esteve preocupado com a agricultura familiar e uma das suas primeiras ações na Agricultura foi firmar uma parceria entre a Prefeitura e EMATER para fortalecera agricultura familiar do município, proporcionando um atendimento célere aos cidadãos.

31 de dezembro é o prazo final para produtores e agricultores realizarem o CAR. Ele é como um documento de identidade do imóvel rural, que mostra limites, áreas de produção e de conservação de mata dentro dele. Quem não fizer o cadastro pode ter problemas no futuro e, inclusive, fica impedido de ter acesso a finaciamentos. Todos os pequenos, médios e grandes produtores devem fazer o cadastro. Para isso basta ir acessar o car.gov.br. ou procurar o Incra, no caso dos assentados da reforma agrária, Emater agricultores familiares ou, nos municípios técnicos capacitados das secretarias.

O CAR é como se fosse a carteira de identidade ambiental do imóvel rural, um documento que mostra os limites da propriedade ou posse e as áreas de produção e de conservação da mata dentro dela.