Publicado no portal Santana do Ipanema em 05/04/2022 12:35:12

Santana do Ipanema inicia vacinação contra influenza nesta segunda-feira (4)

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (4), a Campanha de Vacinação Contra a Influenza, que será dividida em duas etapas. A imunização ocorre nas Unidades Básicas de Saúde do município de segunda a sexta, de 8h às 12h e das 14h às 17h.

De 4 de abril a 2 de maio, devem receber a vacina os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde.

Na segunda e última etapa, que vai de 3 de maio a 3 de junho, são contempladas as crianças com seis meses a menores de cinco anos. No caso das crianças com seis meses a dois anos de idade que estejam sendo vacinadas pela primeira vez, deve ser aplicada uma segunda dose, quatro semanas após a aplicação da primeira.

Se a criança tem entre dois a oito anos de idade e apresenta alguma comorbidade, também deve ser vacinada. Neste caso, se a criança nunca foi imunizada, recomenda-se receber duas doses, sendo a segunda depois de quatro semanas, após a aplicação da primeira. As crianças maiores de nove anos, portadoras de comorbidades, devem ser contempladas com apenas uma dose da vacina contra a Influenza.

Também na segunda fase, devem ser imunizadas as gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário. Integram ainda este grupo, os trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema Prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacinação dos trabalhadores da saúde contra o Sarampo vai ocorrer simultaneamente à primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza, realizada a partir do dia 4 de abril. Já a vacinação das crianças contra o Sarampo, deve ser realizada de  juntamente com a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza.

A vacina tríplice viral pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas indicadas no Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacina contra a Influenza para os grupos prioritários, desde que sejam utilizadas seringas, agulhas e locais de administração diferentes. No entanto, caso as vacinas contendo componente Sarampo não sejam administradas em conjunto com a vacina contra a Febre Amarela, deve-se respeitar o intervalo de 15 dias entre as doses. O intervalo entre as vacinas tríplice viral e de febre amarela é de pelo menos 30 dias, em menores de dois anos.