Publicado no portal Santana do Ipanema em 02/03/2023 23:42:13

Reunião do IBGE para tratar do Censo 2022 aponta crescimento populacional em Santana do Ipanema

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu a 3ª e última Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 (REPAC) para apresentar os Dados Preliminares do Censo Demográfico 2022. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura de Santana do Ipanema e contou com as presenças da prefeita Christiane Bulhões, do Chefe da Agência do IBGE de Santana do Ipanema, Flávio Ferreira, o vice-prefeito Iury Pinto, vereadores, secretários municipais e servidores da Prefeitura.

Os números iniciais apontam crescimento da população com base na última estimativa. Além disso, o número de domicilios também aumentou.

O Censo foi realizado com total apoio da Prefeitura. Segundo avaliou o Chefe da Agência do IBGE de Santana, o município cumpriu tudo que foi estabelecido pelo Instituto.

Essa é uma importante iniciativa onde a gestão da prefeita Christiane Bulhões pode avaliar uma melhor execução das políticas públicas em Santana.

Flávio Ferreira comentou que no geral, tivemos dificuldades iniciais por ter começado em época de chuva e com um inverno atípico. Também teve resistência de alguns cidadãos no início, mas a equipe foi adquirindo experiência, e com as divulgações que foram feitas, foi se tornando mais conhecido, a chuva passou, o aporte financeiro dobrou o valor que o IBGE tinha para pagar deslocamento pra recenseador e o somatório desses fatores contribuíram para que a coleta transcorresse sem maiores transtornos. “O pessoal tinha boa vontade e trabalhamos muito a noite em busca de moradores ausente e também tirando recusas, no geral, foi trabalhoso, porem satisfatório”, pontuou o chefe do IBGE em Santana.

Participaram ainda da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior, os secretários Marcelo Melo, Renilde Bulhões, Júnior Genuíno, Vera Araújo e Amanda Graça, o chefe de Gabinete Jorge Santana, além de servidores das secretarias municipais.