Publicado no portal Santana do Ipanema em 18/10/2021 23:23:55

Renan Filho autoriza construção de Creche CRIA em Santana do Ipanema com recursos próprios do Estado

O governador Renan Filho, o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito e a prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, assinaram nesta quinta-feira (14), a ordem de serviço para a construção de uma creche do Programa CRIA – Criança Alagoana no município.

Renan Filho destacou que Alagoas faz o esforço para construir 200 unidades com recursos próprios de mais de R$ 800 milhões, fato até então inédito no estado.

“Nunca foram construídas creches em Alagoas com dinheiro do governo estadual. Ou os municípios construíam com recursos próprios ou o governo federal mandava o dinheiro para os municípios construírem. Como o governo federal não manda mais, porque não tem e não prioriza essa atividade, o Governo de Alagoas resolveu assumir essa responsabilidade de fazer os investimentos para gerar novas vagas em creches”, afirmou Renan Filho.

No cenário nacional, a proporção de crianças matriculadas em creches sob a responsabilidade do governo federal recuou no Brasil em 2020, mesmo antes da pandemia, segundo levantamento feito pela Folha de São Paulo. O cálculo mostra, com base em dados de 2020, que menos de um terço (31%) das crianças de 0 a 3 anos estava em creche no ano passado. Em 2019, eram 32%. Conforme a publicação, fica ainda mais remota, dessa forma, a chance de o país alcançar a meta de ter metade das crianças de até 3 anos na escola até 2024.

Já em Alagoas, o Programa Mais Creches CRIA vai universalizar o acesso a creches para todas as crianças de 0 a 3 anos de idade no estado. Até o final da execução do programa, mais de R$ 805 milhões serão investidos e 8 mil empregos diretos gerados para construção e funcionamento de 200 creches.

“São 80 creches já contratadas pelo Governo do Estado e mais 120, que totalizam 200 unidades, nesse que é, sem dúvidas, o maior investimento em creches de uma só vez já feito na história de todos os Estados do Nordeste”, frisou Rafael Brito.

Santana do Ipanema ainda será contemplada com uma segunda creche, como revelou a prefeita do município, Christiane Bulhões. “É uma satisfação poder receber o governador Renan Filho, por meio dessa parceria que é tão importante diante de tantas crises. Vamos assinar a ordem de serviço para uma creche e o governador já garantiu que vamos assinar, posteriormente, a segunda ordem de serviço para a construção de mais uma. As creches serão instaladas em bairros que não têm nenhum equipamento de educação”, adiantou a prefeita.

A prefeita também falou da gratidão pela presença e investimento que Renan Filho executa em Santana, que na avaliação dela, ‘será tão importante para o desenvolvimento integral e o futuro das crianças’.

O Governo do Estado já autorizou a construção de 11 creches, desde o início do programa. Os outros municípios contemplados até agora foram São Brás, Paripueira, Palmeira dos Índios, Batalha, Jacaré dos Homens, Murici, Viçosa, Chã Preta, União dos Palmares e São José da Tapera.

A solenidade contou com as presenças do ex-prefeito de Murici, Remi Calheiros, do prefeito de Monteiropolis, Mailson Mendonça, do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior, dos vereadores Elielson Motorista, Mário do Laboratório, Papa Tudo, Deva do Óleo, Júnior Meirica, Tanila Almeida e Josefa Eliana, do chefe de Gabinete, Cleudson Nobre, dos secretários de Educação, Júnior Genuíno, de Governo, Renilde Bulhões, de Assistência Social, Vera Araújo, de Infraestrutura, Marcelo Melo, de Gestão de Pessoas, Antônio de Pádua, do procurador, Danilo Bezerra, além de secretários municipais, autoridades e servidores do município.