Publicado no portal Santana do Ipanema em 27/11/2021 13:17:40

Recicla Santana: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis é instituída

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Santana do Ipanema foi instituída na última quinta-feira (25) em evento realizado na sede da Emater. Denominada “Recicla Santana” a Associação formou a seguinte diretoria: presidente – Gilson Soares da Silva; vice-presidente – Cícero da Conceição; 1º tesoureiro – José Robério Viana; 2º Tesoureiro – Jota Aldo da Silva – secretária – Andressa Silva Cruz; diretor de Patrimônio – José Ricardo de Jesus Santos.

A prefeita Christiane Bulhões deu todo apoio e inventivo para que fosse instituída a associação, que será de fundamental importância na gestão de resíduos sólidos, auxiliando na redução dos custos com a destinação final dos resíduos, além de gerar benefícios sociais e ambientais.

A eleição e posse contou com as presenças do secretário de Meio Ambiente, Jorge Santana e do diretor de Meio Ambiente, Fábio Leite.

10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) que foram doados pelo Governo de Alagoas a Prefeitura de Santana serão instalados em diversos pontos da cidade para o descarte correto de materiais recicláveis dando um passo um importante passo para fortalecer as ações de sustentabilidade.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva. Os pontos vão receber os materiais recicláveis, como garrafas pet, caixa de papelão e latas de refrigerante, sendo mais uma opção para que a população possa fazer o descarte correto dos materiais recicláveis, ajudando também a estimular a consciência ambiental na sociedade.

Esse material será destinado para Associação dos Catadores, evitando o envio do que pode ser reutilizado para o aterro sanitário.

Além de contribuir com o meio ambiente, a Associação vai gerar ocupação e renda.

Santana é referência em sustentabilidade. Em 2017 na gestão do prefeito Isnaldo Bulhões e Christiane Bulhões, o município encerrou o lixão do Povoado Areia Branca, tido como o câncer do município. Com a implantação dos PEVs, a Prefeitura seguirá contribuindo com o meio ambiente.