Publicado no portal Santana do Ipanema em 29/10/2021 19:09:42

Projeto que insere jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho é lançado em Santana

Foi lançado nesta quarta-feira (27), o “Projeto Recomeçar – Oficina de Jovens Aprendizes” que tem como foco oportunizar uma transformação na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social e socioeducandos com capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com total apoio da Prefeitura de Santana do Ipanema.

O lançamento ocorreu na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, com a presença do procurador-geral em exercício, Valter Omena Acioly, Promotor de Justiça e diretor do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça do Ministério Público de Alagoas (CAOP), José Antônio Malta Marques, promotores Roberto Salomão, Maurício Amaral, Kleber Valadares Junior e Viviane Karla, defensora Karina Soares, prefeita Christiane Bulhões, vice-prefeito Iury Pinto, presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior, vereadores Josefa Eliana e Júnior Meirica.

O projeto é de autoria dos promotores de Justiça, Maurício Wanderley e Viviane Farias, e teve sua primeira experiência na cidade de Arapiraca, no Agreste. Da sua implantação até agora, já foram ofertadas 790 vagas de cursos profissionalizantes a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, mais de 320 concluíram. A parceria do Sistema S é imprescindível para esse amparo aos jovens inscritos no “Recomeçar”. Diante dos resultados positivos, o promotor de Justiça, Kleber Valadares, achou de grande valia levá-lo ao município onde atua, sob o entendimento de que há uma carência imensa em relação ao amparo a crianças e adolescentes mais carentes.

O procurador-geral em exercício, Valter Omena, aplaudiu a iniciativa dos promotores de Justiça e enfatizou as mudanças que o projeto faz na vida de cada jovem.

A promotora de Justiça, Viviane Farias, uma das idealizadoras, explicou o projeto e enalteceu a parceria do Senac.

Outro idealizador do projeto, promotor de Justiça, Maurício Wanderley, falou de um Ministério Público moderno e da importância da inclusão social.

O anfitrião, promotor de Justiça, Kleber Valadares, apostou no projeto como uma oportunidade única de transformar vidas.

Também prestigiando o evento, o diretor do CAOP, José Antônio Malta Marques, avaliou a implantação do projeto no Sertão.

O juiz da Vara da Infância de Santana do Ipanema, Kleber Rocha, falou do projeto como a chance de ressocializar e promover dignidade.

A prefeita Cristiane Bulhões afirmou que se sente lisonjeada com Santana do Ipanema abrigando projeto tão importante e se comprometeu em apoiar ao projeto que proporciona oportunidades e transforma vidas.

Senac

O Senac é parceiro importantíssimo do Ministério Público no ‘Projeto recomeçar’ desde o início, em 2019, com a implantação no município de Arapiraca. È de sua responsabilidade a oferta de todos os cursos para os jovens em estado de vulnerabilidade social.

Para a diretora regional do Senac-AL, Telma Ribeiro, não há outro sentimento senão orgulho em serem parceiros de um projeto que quer resgatar e promover um futuro brilhantes aos adolescentes.

Já para a gerente regional do Senac Arapiraca, Rosely Alves, a parceria permite que os jovens sejam vistos de forma diferente pela sociedade.

O evento contou ainda com as presenças dos secretários Vera Araújo (Assistência e Desenvolvimento Social), Renilde Bulhões (Governo), Marcelo Melo (Infraestrutura), Júnior Genuíno (Educação), Cleudson Nobre (Chefe de Gabinete), Danilo Bezerra (Procurador), Osman Filho (Sub-procurador), Lúcia de Fátima (Diretora do Hospital), autoridades dos poderes Judiciário, assistentes sociais, conselheiros tutelares, empresários e jovens da primeira turma de capacitação.