Publicado no portal Santana do Ipanema em 27/02/2020 12:02:27

Projeto destaca a importância da valorização da vida entre jovens santanenses

A prefeitura de Santana do Ipanema, por meio das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, implantou em maio de 2019 o projeto intersetorial Todos Pela Vida. A iniciativa busca proteger e orientar os jovens sobre a importância da valorização da vida e já tem conquistado bons resultados.

Durante todo o ano, uma equipe multiprofissional visitou diversas escolas do município promovendo palestras, seminários, campanhas e formações com o objetivo de auxiliar alunos, famílias e profissionais da educação.

“O projeto teve início quando aqui no CRAS começamos a receber uma grande demanda de adolescentes vindos das escolas. Essas demandas tratavam de problemas comportamentais, onde esses jovens apresentavam autolesão e tentativas de suicídio”, explicou a psicóloga Angélica Duarte, em vídeo divulgado nas redes sociais do prefeito Isnaldo Bulhões.

Após a implantação, os resultados já são sentidos pelos profissionais. “Várias ações foram feitas aqui na escola e a gente viu depois dessas ações que houve uma grande mudança positiva”, declarou Edilma Gomes, coordenadora pedagógica da Escola Municipal São Cristóvão.

O vídeo faz parte do balanço das ações realizadas em 2019 pelo Governo da Reconstrução e traz ainda o reconhecimento conquistado pelo projeto em âmbito local, regional e nacional.

Ele foi destaque na 1ª Semana de Prevenção ao Suicídio, da UFAL Campus Santana, e no Congresso Cidades e Gestores, em Maceió. Por meio do Cine Teen Sertanejo, uma atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, Santana também foi premiada pelo Ministério da Saúde na categoria experiências exitosas no SUS.

Confira o vídeo: