Publicado no portal Santana do Ipanema em 18/04/2022 19:27:08

Projeto de Santana do Ipanema é selecionado na Mostra Alagoas Aqui Tem SUS e avança a etapa nacional

O Projeto Semeadores da Paz: “Prevenir a Violência é Cuidar da Saúde”, desenvolvido pela Equipe Multidisciplinar de Saúde da Unidade da Família da Floresta em parceria com a Escola Municipal José Francisco de Andrade foi apresentado na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), na 3ª Mostra Alagoas Aqui Tem SUS, e foi classificado em terceiro lugar entre 10 projetos do Estado.

A apresentação oral ficou por conta da assistente social Ames Marques e da enfermeira Delma Cavalcante, que detalharam sobre a experiência exitosa do município a banca avaliadora do Cosems-AL.

Com a classificação, o município avança para mais uma etapa e vai concorrer com outros Estados na Mostra Nacional Aqui Tem SUS, que ocorrerá no Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) entre os dias 12 e 15 de julho, na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

O projeto é voltado para prevenir agravos à saúde e situações de risco social ou pessoal ligados a atos de violência na área de abrangência da ESF Floresta. Durante um ano as ações promoveram formações direcionadas aos profissionais da equipe de saúde e aos docentes da EMEB José Francisco de Andrade, com oficinas educativas para os discentes e salas de espera sobre temas relacionados a prevenção da violência, como: abuso e exploração sexual, bullying e drogas.