Publicado no portal Santana do Ipanema em 20/04/2022 00:01:36

Programação da Emancipação Política de Santana é aberta com café da manhã na Represa do João Gomes

A programação oficial dos 147 anos da Emancipação Política de Santana do Ipanema foi aberta na manhã desta terça-feira (19), com um café da manhã na Represa do João Gomes, a maior obra hídrica da história do município que conta com um investimento da ordem de R$ 7 milhões, liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e contrapartida da Prefeitura.

A prefeita Christiane Bulhões, participou do evento ao lado do vice-prefeito Iury, do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior, demais vereadores da base, secretários municipais, empresários, líder comunitários e autoridades.

Christiane Bulhões iniciou o discurso falando de sua emoção, alegria e saudade em poder iniciar as atividades alusivas aos 147 anos de Emancipação do município na obra idealizada pelo inesquecível prefeito Isnaldo Bulhões que ela teve a honra de executar.

“Foram muitas lembranças dele que tanto sonhou e lutou para que esse projeto se concretizasse, com o total apoio do deputado federal Isnaldo Bulhões, do engenheiro civil Assis, e de toda a nossa equipe. Iremos concluir e entregar essa grandiosa e importante obra ao povo santanense para contribuir com o desenvolvimento do município”, disse.

Presente na solenidade, o engenheiro responsável pela obra, Francisco de Assis, palestrou e falando da importância da represa não só na área hídrica, como também na econômica, e destacou que essa obra só saiu do papel com muito esforço e determinação do saudoso prefeito Isnaldo Bulhões.

Assis detalhou que são 2.154.062,14 m³ de água em 3km de represa com o objetivo de abastecer as comunidades da região, vai servir para o consumo animal e de irrigação. A segurança da obra está garantida com 6 metros de fundação e 150 mil m³ de barro compactado em seu paredão.

Jorge Santana, secretário de Desenvolvimento Rural lembrou da luta do saudoso prefeito Isnaldo Bulhões para a obra sair do papel, com diversas reuniões em Brasília e na Caixa Econômica Federal. “Isnaldo Bulhões recebeu críticas quando lançou o projeto, pessoas que não acreditavam na obra, que torcia pelo atraso do município, que não tinha capacidade de fazer, e hoje estamos vendo essa obra de perto e sua importância para Santana e região”.