Publicado no portal Santana do Ipanema em 17/02/2020 11:02:11

Profetas populares das Chuvas preveem uma boa quadra chuvosa para o sertão alagoano em 2020

Os sertanejos podem esperar um bom ano de chuva para 2020. É o que indicam os profetas que participaram do II Encontro de Profetas Populares das Chuvas do Sertão Alagoano, na manhã desta sexta (14), em Santana do Ipanema. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A explicação para o bom ano vem da sabedoria popular de observação da fauna e da flora sertaneja. Sete profetas do município e da região participaram do encontro e compartilharam as suas previsões.

“Dia 02 de fevereiro é um dia de grande experiência. Nesse dia, se chover ou relampear, fique certo de que o ano é um ano bom”, explicou o agricultor Luiz Alves Ribeiro, iniciando as profecias. Nesse dia, em 2020, choveu e relampeou no sertão alagoano.

Alivan Avelino, do Sítio Caracol, herdou a tradição das profecias dos seus avós e do seu sogro. Ele observa os sinais do coqueiro de ouricuri. “Quando ele coloca muitos cachos de coco e os cocos são bem grandes, como esse aqui, o ano é bom de chuva”, explicou Alivan.

As previsões do agricultor Antônio Veríssimo, da Camoxinga dos Teodósios, apontam ainda que as chuvas começam cedo esse ano. O profeta tem como experiência a observação da posição dos planetas e das estrelas.

Após as previsões, o prefeito Isnaldo Bulhões e os profetas populares homenagearam o empresário Bartolomeu Barros com o Troféu Profetas 2020. Bartolomeu é um grande incentivador do encontro desde a sua primeira edição.

“Fico muito feliz em poder valorizar e preservar as raízes culturais. Meu muito obrigado aos profetas, agricultores, estudantes, formadores de opiniões e todos que participaram do evento”, declarou o prefeito Isnaldo Bulhões.

O evento contou com apresentações dos cantores Zé de Almeida, Manoel Cruz e Olavo Silva.

Também estiveram presentes a vereadora Audilene Apolinário, os secretários municipais Jorge Santana, Renilde Bulhões, Vera Araújo e Andreia Brandão, além de agricultores, líderes comunitários, empresários e estudantes.