Publicado no portal Santana do Ipanema em 14/03/2020 11:50:20

Prefeitura promove Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Santana do Ipanema

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Governo, realizou nesta quinta-feira (12) o I Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Santana do Ipanema com a participação de oito palestrantes e reuniu cerca de 200 pessoas.

“Se eu sair com a certeza de que a partir desse momento não iremos mais julgar uma mulher, dizendo que ela apanha porque quer, as horas de viagem até chegar aqui foram essenciais para a minha missão”, destacou a Major Márcia Danielli Assunção, comandante da Patrulha Maria da Penha em Alagoas. A major abriu o seminário falando sobre os tipos de violência contra a mulher e apresentando a atuação da patrulha no estado.

Ainda sobre a Lei Maria da Penha, a Senadora Renilde Bulhões apresentou o PL nº 3.980/2019, de sua autoria, que propõe alterações nos artigos 22 e 23 da Maria da Penha para que seja implementada a monitoração eletrônica do agressor.

O defensor público João Augusto Sinhorim e o juíz de direito da 1ª Vara da Infância e Família, Dr. Kleber Rocha Borba, também participaram do seminário. Eles falaram sobre os procedimentos que a mulher vítima de violência deve adotar e sobre os reflexos da violência doméstica nas relações familiares.

“Se todas nós nos unirmos, juntamente com os órgãos que aqui estão, com certeza nós vamos fazer do nosso mundo um mundo melhor. Precisamos arregaçar as mangas e nos preocuparmos com o outro”, declarou Olga Miranda, presidente do Conselho Estadual de Direito das Mulheres.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também foi representada com a participação de Inês Brandão, técnica da Supervisão de Saúde da Mulher, da assistente social Michelle Gama e da assessora ténica Aline Oliveira.

O perfil epidemiológico da Violência Contra a Mulher em Santana do Ipanema e demais municípios das 9ª e 10ª regiões de saúde foi apresentado pela coordenadora do município, Meygrinne Oliveira.

Para a Senadora e Secretária de Governo de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões, o evento já trouxe resultados.  “Agradecemos a Deus por ter nos permitido sair daqui com ações concretas, bem delineadas. Gostaríamos de formar a nossa rede, com saúde e assistência social, e agora essa rede aumentou. Plantamos sementes e em breve iremos colher os frutos”, destacou.

A seminário também contou com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social.

Confira as próximas ações que serão realizadas em alusão ao Mês da Mulher em Santana do Ipanema:

18 de março / 16h
Auditório da Casa da Cultura

Chá com Elas
Palestra: Ser mulher, ser nordestina.
Palestrante: Pedagoga Marta Lemos

19 de março / 19h às 21h
Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda

Apresentação do Grupo Runners com homenagens a mulheres que contribuem com o desenvolvimento do município em diversos segmentos.

23 a 27 de março / 9h às 20h
Auditório da Casa da Cultura

Exposição: “Mulheres que inspiram”
Com textos, fotografias e objetos que registrem a importância da mulher santanense em diversas épocas.

25 de março / 16h
Caminhada das Mulheres

Concentração: Posto Maracanã
Percurso: Saindo do Posto Maracanã até a Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda
MULHERES: VISTAM BRANCO E JUNTEM-SE A NÓS.