Publicado no portal Santana do Ipanema em 18/12/2018 12:06:03

Prefeitura promove Audiência Pública para discutir Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Dando continuidade ações estratégicas de proteção à criança e ao adolescente, a Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo do Estado, promoveu uma Audiência Pública para discutir a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), na Câmara de Vereadores e contou com as presenças da primeira-dama, Renilde Bulhões, dos vereadores, José Vaz, Josefa Eliana e Maria Audilene, da secretária de Assistência Social, Vera Araújo, da coordenadora Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Isarelle Damasceno, do presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema (ACSI), Josinaldo Soares, de representantes da secretarias municipais de Saúde e Educação, do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, além da sociedade civil.

A coordenadora do programa, Angélica Duarte, apresentou um relatório das ações do programa e de outros trabalhos que são realizados no município.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

Representando o prefeito Isnaldo Bulhões, a primeira-dama, Renilde Bulhões, que já foi prefeita entre 2005 e 2012, e desempenhou um brilhante trabalho, sobretudo contra o Trabalho Infantil, falou da emoção de ver as ações da Assistência Social continuando dando certo na atual gestão. "É muito bom ouvir e despertar a consciência. Ver essas pessoas que representam o município, sociedade e segmentos juntos, multiplicando conhecimentos, me deixa muito feliz. O resultado é para todos, portanto, devemos fazer um trabalho junto", comentou a ex-prefeita que ainda parabenizou e agradeceu ao poder judiciário e ao Governo do Estado pela "parceira" nas ações com o Executivo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Em seu discurso, a secretária Vera Araújo, ressaltou a participação efetiva das políticas públicas de Assistência, Saúde e Educação, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente,  Art. 4º da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. "É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". A secretária também destacou as ações desenvolvidas pela pasta e finalizou com o pensamento de Pitágoras: "Educai as crianças e não será preciso punir os homens".

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Isarelle Damasceno frisou que o Estado vem realizando audiências públicas nos 31 municípios alagoanos que recebem recursos federais e salientou a importância da intensificação das estratégicas para a prevenção e o combate ao trabalho infantil. "O trabalho intersetorial das políticas públicas é importante para combater e erradicar o trabalho infantil no Estado, e intensificar as ações em um trabalho envolvendo os demais órgãos em apoio a Assistência Social promove um trabalho mais eficaz", salientou.

Durante o evento, o ballet e um grupo musical, ambos formados por crianças e adolescentes veiculados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), se apresentaram para as autoridades e público presente.

A imagem pode conter: 9 pessoas, área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas no palco, pessoas sentadas e violão

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e área interna