Publicado no portal Santana do Ipanema em 18/05/2022 10:02:12

Prefeitura de Santana realiza abertura da 20ª Semana Nacional de Museus

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte, Lazer, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou na noite desta segunda-feira (16), na Câmara de Vereadores, a abertura da 20ª Semana Nacional de Museus.

Uma mesa redonda abriu as atividades abordando temas como a importância social das ações culturais, festas populares e o cangaço, com a participação da secretária municipal de Desenvolvimento Social Vera Araújo e dos historiadores Marcelo Fausto e João Neto Félix.

A prefeita Christiane Bulhões, presente na solenidade, destacou a importância do Museu Histórico e de Artes Darras Noya para toda a região e fez um pedido voltado especialmente aos profissionais da educação. “Que a gente possa cuidar e valorizar cada vez mais o nosso museu. Temos um acervo rico e poderoso que merece ser visto e trabalhado junto aos nossos alunos”, pediu.

O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece entre os dias 16 e 22 de maio em todo o país. 379 cidades de 26 estados estão cadastradas e vão promover quase 2.600 eventos nessa edição que tem como tema “O Poder dos Museus”.

Em Santana do Ipanema, a prefeitura preparou uma vasta programação que segue até a próxima sexta-feira (20), voltada para os estudantes da rede municipal de ensino e toda a população santanense com palestras, contação de histórias, oficina de brinquedos, oficina de cordel e show artístico teatral.

Participaram da abertura do evento o presidente da Câmara Municipal, Moacir Júnior, o secretário municipal de Educação, Júnior Genuíno, o chefe de Gabinete Cleudson Nobre, a secretária de Educação do Poço das Trincheiras, Marta Tavares, o diretor de Cultura, Robson França, a empresária Aglaé Santos, representando a Associação Comercial de Santana do Ipanema, a diretora escolar Rosângela Prudente, representando os gestores escolares, alunos, professores e servidores da cultura e da educação.

Confira a programação completa:

16.05 – Segunda-feira

MESA REDONDA

Ações culturais e a importância social – Maria Verônica de Araújo

Ações do Poder Público no compromisso da preservação da cultura – Renilde Silva Bulhões Barros

Contexto social de inserção do Cangaço – Marcelo André Fausto Souza

Festas populares e registros históricos – João Neto Félix Mendes