Publicado no portal Santana do Ipanema em 10/10/2022 10:39:27

Prefeitura de Santana realiza ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações do Projeto Saúde da Hora. Durante a semana, pautas e ações foram executadas em Unidades Básicas de Saúde em alusão a Campanha Outubro Rosa.

O projeto está realizando atividades sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero com palestras, rodas de conversa e estendendo os horários de atendimentos nas unidades da zona urbana.

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada com objetivo de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

Durante o mês, diversas ações serão intensificadas para encorajar mulheres a realizarem seus exames. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos, Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Toda mulher com 40 anos ou mais, deve procurar o Centro Diagnóstico para realizar o exame clínico das mamas anualmente.