Publicado no portal Santana do Ipanema em 10/12/2020 13:48:18

Prefeitura de Santana promove o Resgate da Fauna na Barragem do João Gomes

Preservar as espécies da fauna é um dever de todos e é levado a sério pela Prefeitura de Santana do Ipanema. Por este motivo, a Secretaria de Meio Ambiente está executando os trabalhos de resgate da fauna, nas áreas onde está sendo construída a Barragem do João Gomes. Os trabalhos são acompanhados pela Diretoria do Meio Ambiente do município.

O resgate da fauna consiste em atividades que promovam a condução ativa de animais que eventualmente possam sofrer impactos com a supressão da mata nativa.

O desenvolvimento pleno da maioria dos grupos de fauna está associado as boas condições da cobertura vegetal. A supressão geralmente não é um processo demorado, impossibilitando a migração natural de muitos animais da área a ser impactada para áreas adjacentes.

Aliado a isso, certos grupos faunísticos são territorialistas e não se dispersam, ou ainda possuem baixa capacidade de deslocamento, como por exemplo o camaleão e o teiú, répteis bastante encontrados na região. destacando-se neste âmbito os camaleões. Ainda os ovos nos ninhos e os filhotes que estão carentes do cuidado parental, que podem ser abandonados quando existe o estresse crítico, sendo o resgate necessário.

A prioridade é o afugentamento, promovendo a supressão da vegetação de forma escalonada e ordenada, propiciando a fuga.

O afugentamento passivo da fauna geralmente ocorre com animais com maior capacidade de deslocamento para as áreas do entorno.