Publicado no portal Santana do Ipanema em 02/12/2021 14:16:28

Prefeitura de Santana e IBGE fazem primeira reunião sobre realização do Censo 2022

A Prefeitura de Santana do Ipanema e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveram nesta quarta-feira (1), a primeira reunião de planejamento do Censo Demográfico 2022. A coleta do Censo será realizada de junho a agosto do próximo ano. A reunião aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com as presenças da prefeita Christiane Bulhões, do chefe da Unidade Estadual do IBGE em Alagoas, Alcides Jeronimo de Almeida Tenório Júnior, do coordenador de área do IBGE, Flávio Ferreira, do coordenador de subaérea do IBGE, Hugo Humberto, de secretários municipais e vereadores.

Christiane Bulhões colocou a disposição toda estrutura da Prefeitura para dar apoio à nova contagem populacional, que vai fornecer informações socioeconômicas atualizadas da cidade. O censo contribui no planejamento do município sobre políticas públicas na saúde, educação, área social e diversos setores.

O chefe do IBGE em Alagoas pontuou que a parceria com a Prefeitura é de fundamental importância para realização do Censo, que constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente. Em 2022, o IBGE vai adotar ações tecnológicas com o intuito de ampliar o raio de visão para a coleta de dados do município, que tem como o intuito reconhecer o número mais exato de habitantes da cidade.

Por lei, o Censo deve ser realizado a cada dez anos, tendo o último ocorrido no ano de 2010. No ano passado, a pesquisa foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Neste ano, ela estava prevista para começar no segundo semestre e dois concursos públicos para contratação de pessoal para atuar na pesquisa já estavam em andamento, quando o governo anunciou corte de quase 95% do orçamento previsto, ocasionando questionamentos na esfera judicial, que culminaram com a decisão do STF determinando a realização do Censo Demográfico em 2022.