Publicado no portal Santana do Ipanema em 27/10/2018 08:34:47

Prefeitura de Santana do Ipanema realiza fiscalização para coibir abate clandestino de bovinos na zona rural

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com a Vigilância Sanitária Municipal realizou, durante a última terça-feira (27), uma fiscalização na zona rural do município com o objetivo de coibir o abate clandestino de bovinos.

As equipes identificaram que alguns marchantes já tinham se adequado as exigências da legislação realizando o abate em um frigorífico com Serviço de Inspeção Estadual (SIE) na cidade de Arapiraca conforme notas apresentadas ao ficais na ação.

Essa ação será continuada em datas indeterminadas, conforme explicou o secretário Jorge Santana.

Vale ressaltar que o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema, promoveu uma reunião com representantes da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural para tratar do abate clandestino de gado na cidade. A princípio, o MPE/AL instaurou procedimento preparatório para apuração dos fatos em relação ao trato com as carnes fornecidas à população.

Segundo a promotora de Justiça, Viviane Karla, em dezembro de 2017, a 2ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema recebeu uma denúncia relatando a existência de abate clandestino de gado na zona rural daquele município, inclusive com detalhamento dos locais e nomes de marchantes que se utilizavam da prática. Comprovada a denúncia, dentro do procedimento preparatório para apuração dos fatos, foram expedidos ofícios a diversos órgãos.