Publicado no portal Santana do Ipanema em 13/03/2020 10:14:34

Prefeitura de Santana do Ipanema lança Programa Odonto na Escola

A prefeitura de Santana do Ipanema, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, lançou na manhã desta quarta-feira (11), na Escola Municipal Senhora Santana, o Programa Odonto na Escola: Projeto Cárie Zero. A iniciativa visa à promoção da saúde bucal dos alunos por meio de atividades preventivas e atendimentos clínicos dentro do ambiente escolar.

Na Escola Municipal Senhora Santana, onde o programa foi implantado, os 362 alunos foram avaliados e vêm sendo acompanhados pelo cirurgião dentista Gustavo Damasceno. Após o lançamento desta quarta, toda a comunidade escolar passará por atendimentos na Unidade Móvel Odontológica, um consultório completo que estará estacionado dentro da escola.

Além de palestras educativas, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor, atividades que já são desenvolvidas nas escolas do município, o programa oferece procedimentos odontológicos básicos como limpeza, restauração e extração, de acordo com as necessidades de cada aluno, professor ou profissional da escola.

“Já fizemos muito, mas faremos muito mais. Eu quero o melhor para vocês, assim como quero para os meus netos. O programa precisa e será levado para todas as escolas da nossa rede municipal de ensino. Nossa cidade está vendo a alegria por ser bem cuidada e por poder contar com uma gestão que trabalha com respeito e dignidade”, destacou o prefeito Isnaldo Bulhões.

“O programa só vem corroborar com tudo que a prefeitura municipal tem feito por essas comunidades”, declarou o professor Cícero Souza Sobrinho, Juca, diretor da Escola Municipal Senhora Santana.

A imagem pode conter: 4 pessoas, área interna

“Muitas crianças deixam de ter um bom desempenho no quadro de ensino-aprendizagem por conta de afecções dentárias, de dor de dente”, destacou o Coordenador de Saúde Bucal, Toninho Palmeira. Segundo ele, os atendimentos são adaptados dentro do cronograma escolar e as crianças seguem normalmente com as suas atividades.

Além do prefeito, participaram do evento o vereador Moacir Júnior e as secretárias municipais Renilde Bulhões, Normanda Santiago, Andréa Brandão e Vera Araújo. Alunos, professores, agentes comunitários de saúde e demais profissionais da educação e da saúde também estiveram presentes no lançamento.