Publicado no portal Santana do Ipanema em 07/11/2022 14:18:16

Prefeitura de Santana do Ipanema já está emitindo o CAF novo cadastro que substitui a DAP

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos já está emitindo o novo Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que substituiu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Na pultima semana, os Técnicos da SEMDRUMARH, a coordenadora de assistência técnica e a equipe do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER) do médio Sertão participaram de uma capacitação para a emissão do CAF, que substituiu a DAP a partir deste mês de novembro.

O Técnico da EMATER, Vinicius, conduziu a capacitação com a equipe da SEMDRUMARH, que agora está apta a realizar o cadastro dos nossos agricultores.

O Sr. Manoel Messias, morador da Camoxinga, foi o primeiro agricultor a ser cadastrado no novo sistema.

O novo cadastro é uma espécie de RG para os agricultores familiares e, só com ele, é possível acesso aos programas e financiamentos públicos. A substituição foi necessária aprimoramento do sistema de emissão da DAP para o CAF, com uma base de dados muito mais complexa dentro do Governo Federal. A partir daí as informações dos agricultores familiares serão filtradas, para os qualificar melhor e direcioná-los de maneira mais assertiva ao grupo do Pronaf que se encaixam. As declarações – DAPS- emitidas até 31 de outubro de 2022 ainda terão validade de dois anos.