Publicado no portal Santana do Ipanema em 30/04/2020 20:18:21

Prefeitura de Santana confecciona 10 mil máscaras de proteção como forma de prevenção ao contágio da Covid-19

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e Associação de Costureiras de Santana do Ipanema, confeccionou 10 mil máscaras de proteção como forma de prevenção ao contágio da Covid-19. As máscaras foram produzidas no Centro de Difusão e Inovação de Tecnologia em Confecções Maria das Virgens Gaia Nepomuceno - Polo Industrial de Confecção do município. As máscaras são de tecido e Tecido Não Tecido (TNT) e estão sendo doadas para os servidores públicos do município. Os itens também serão distribuídos com a população carente.

A Associação das Costureiras é formada por empreendedoras santanenses. Elas participaram de vários cursos de capacitações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que foram disponibilizados em parceria com a Prefeitura.

Vale ressaltar que Santana não tem nenhum caso confirmado da Covid-19, porém, o município segue adotando medidas preventivas em meio a pandemia do coronavírus que o mundo enfrenta.

O Ministério da Saúde orienta que o uso da máscara deve ter cuidados de higienização com o uso da máscara. Elas são de uso pessoal e não pode ser compartilhada. Devem ser trocadas a cada duas horas ou quando sujas e, depois de ajustadas, não devem mais ser tocadas para evitar infecções. Antes de tirá-las, lave as mãos com água e sabão.

O uso do item deve ser associado à lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel, que são as principais recomendações para evitar o contágio e seguir a etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço.