Publicado no portal Santana do Ipanema em 13/05/2021 18:36:44

Prefeitura de Santana alerta para o combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho Assistência e Desenvolvimento Social está chamando a atenção da população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante a Campanha Maio Laranja, estão sendo realizadas palestras e rodas de conversa nos setores socioassistenciais - Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além dos Programas Criança Feliz e Bolsa Família. As ações são realizadas para o público dos programas e estão respeitando as medidas contra a disseminação da Covid-19.

O município também segue com as campanhas digitais para conscientizar a sociedade para uma maior reflexão sobre a importância do combate a violação de direitos. Palestras e vídeos serão divulgados por meio das redes sociais:

Dia 25/05 - 20h

Canal da SEMED no YouTube

Live com o tema “Abuso e Exploração Sexual: Informar, reconhecer e combater”

O 18 de Maio foi instituída pela Lei Federal 9.970/00, e marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

A campanha acontece com a intersetorialidade entre as secretarias de Assistência, Educação e Saúde.

Esta data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Esses crimes ainda são realidades no Brasil. A informação se faz forte aliada no combate ao abuso sexual infantil. Proteger e garantir às crianças e adolescentes um desenvolvimento seguro e saudável, é um dever de todos! Saiba como denunciar os casos de violência a crianças e adolescentes:

Direitos Humanos: Disque 100 | (61) 99656-5008 (WhatsApp)

Conselho Tutelar: (82) 99970-3077

Polícia Civil de Santana do Ipanema: (82) 3621-2006

Polícia Militar: 190

E para crimes na internet: new.safernet.org.br/denuncie