Publicado no portal Santana do Ipanema em 25/04/2019 18:21:47

Prefeito entrega novo prédio do CREAS que passa a ter sede própria após 12 anos

O prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões, entregou na manhã desta quinta-feira (25), a nova sede o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Gildete de Oliveira Barros.

O prédio, que fica situado na Avenida Prefeito Joel Marques, nº 1050, no bairro da Floresta, foi construído com recurso federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), atual Ministério da Cidadania.

O CREAS é um órgão de proteção social especial de média complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atende e acompanha famílias e indivíduos com seus direitos violados. Em Santana, o centro funciona desde 2007 e conta com um atendimento multiprofissional de um psicólogo, duas assistentes sociais, uma orientadora social, uma pedagoga e um advogado. Atende casos de negligência, abandono, violência física e psicológica, abuso sexual e demais casos de violação de direitos. Realiza também a busca ativa, visitas domiciliares e acompanhamento a adolescentes encaminhados pela justiça para cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço a Comunidade (PSC). Agora o CREAS conta com sede própria.

O prefeito Isnaldo Bulhões destacou que a nova sede vai oferecer comodidade e chega para reforçar os atendimentos. "Este novo espaço oferece mais conforto aos usuários e vai acolher vítimas de violência sexual, trabalho infantil e demais violações de direitos. Este novo órgão chega para reforçar o respeito às pessoas", disse.

A imagem pode conter: 4 pessoas

A secretária de Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Vera Araújo, falou da importância do CREAS e destacou o compromisso do prefeito para com a Assistência Social.

A ex-vereador Kátia Bulhões, filha da homenageada, esteve na solenidade ao lado do seu esposo, o agrônomo Osman Gaia e do seu filho, o advogado e procurador da Câmara de Vereadores, Osman Filho. Emocionados, Kátia e Osman Filho discursaram agradecendo ao prefeito pela homenagem.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

Participaram ainda da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Siqueira, os vereadores Moacir Júnior, José Lucas, Josefa Eliana e Maria Audilene, os secretários Antônio de Pádua, Jorge Santana, Normanda Santiago, Salete Machado e Cleudson Nobre, além da equipe da Assistência Social, coordenador administrativo do Conselho Tutelar, Manoel Belarmino, psicopedagoga Andréa Brandão, presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes, José Malta Fontes Neto e sociedade civil.