Publicado no portal Santana do Ipanema em 19/08/2020 10:14:59

Prefeito decreta situação de emergência em Santana do Ipanema em decorrência do coronavírus

O prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões, assinou um decreto de situação de emergência no município devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O documento traz medidas preventivas com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Governo de Alagoas.

Entre as medidas adotadas está a suspensão das aulas a partir da próxima segunda-feira (23), nas instituições escolares do município, públicas e privadas, até o dia 3 de abril, podendo haver prorrogação. As atividades permanecem até o próximo sábado (21) para a organização das novas rotinas familiares e educacionais.

As consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) passam a ser feitas com dias e horários agendados previamente, para evitar aglomeração, mantendo-se normalmente os atendimentos das demandas espontâneas, emergenciais e de urgência, entre os dias 19 e 3 de abril, com a possibilidade de prorrogação pelo período que for necessário.

Atividades desenvolvidas nos núcleos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos serão suspensas, bem como as visitas domiciliares vinculadas ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A Secretaria Municipal de Saúde e demais autoridades municipais, sempre que tomarem notícias de munícipes ou pessoas em permanência no município oriundas de epicentros da Covid-19, inclusive os nacionais, a exemplo do eixo Rio-São Paulo, deverão deslocar equipe de profissionais com o intuito de averiguar sintomatologia da doença e a devida adoção dos procedimentos necessários.

Também ficam suspensos shows, eventos e espetáculos, de iniciativa pública ou particular, independente do número de pessoas em estado de aglomeração, até o dia 3 de abril.

Confira o decreto na íntegra: