Publicado no portal Santana do Ipanema em 09/06/2020 00:33:11

Prefeito Isnaldo Bulhões decreta situação de emergência após transbordamento do Riacho Camoxinga

Em virtude das fortes chuvas e inundações que atingiram comunidades santanenses na noite desta quarta-feira (25), o prefeito Isnaldo Bulhões assinou um decreto de situação de emergência no município por um período de 90 dias, podendo ser renovado caso a anormalidade persista.

O decreto autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à imediata resposta por parte do poder público. Ele prevê a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a direção da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre.

Apo?s o transbordamento do Riacho Camoxinga, mais de 200 fami?lias tiveram suas casas impactadas e esta?o sendo cadastradas pela prefeitura para a assistência necessária. Medidas emergenciais foram tomadas como a disponibilização de pontos de apoio para os desabrigados que são o Centro Bi?blico e Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Com previsão de mais chuva no estado de Pernambuco, o que pode elevar o nível do Rio Ipanema, outras famílias tiveram que deixar as suas casas como medida de segurança.

Na tarde desta quarta (26), o prefeito Isnaldo Bulhões visitou as localidades atingidas ao lado da vice-preeita Dra. Christiane Bulhões, do Governador Renan Filho e do deputado federal Isnaldo Bulhões.

O governador e o deputado sobrevoaram a região e logo em seguida foram vistoriar e ver de perto os prejuízos causados pela inundação. Em conversa com o prefeito, Renan Filho assegurou que o Governo do Estado vai liberar recursos para o município enfrentar esse momento difícil. “Deixo aqui minha solidariedade aos moradores, ao prefeito e ao deputado Isnaldo Bulhões”.

O deputado Isnaldo Bulhões disse não ser fácil passar por todo transtorno até a plena recuperação. “Saibam que estamos com vocês. Em breve iremos nos reerguer novamente pois a força do povo sertanejo, e isso eu digo a todos, é algo que vence qualquer dificuldade”.

“O município, ao lado das autoridades, vai atuar de maneira rápida para que a normalidade seja estabelecida no município. Estamos juntos por nossa querida Santana do Ipanema”, declarou o prefeito Isnaldo Bulhões que agradeceu, em nome do povo santanense, o apoio do governador Renan Filho e do deputado Isnaldo Bulhões.

O decreto de situação de emergência também autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade. Logo após a inundação, diversas entidades e cidadãos santanenses iniciaram as mobilizações e elas seguem por todo o estado de Alagoas. Aqueles que desejam colaborar com as famílias podem levar os donativos ao Centro Bíblico, em Santana do Ipanema. Em Maceió, o ponto de apoio é a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).