Publicado no portal Santana do Ipanema em 11/08/2020 16:16:18

Prefeita de Santana assegura contrapartida do município para o Garantia Safra

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, segue honrando o compromisso do prefeito Isnaldo Bulhões com a agricultura santanense. Na última sexta (07), durante a Feira da Agricultura Familiar, ela assinou a liberação da contrapartida do município que assegura o pagamento do Garantia Safra para os pequenos agricultores.

Com a assinatura, 1.322 agricultores serão beneficiados caso percam as suas lavouras por falta ou excesso de chuvas. Com isso, será injetado na economia do município um montante na ordem de R$1.123.700. O benefício é pago com recursos do Fundo Garantia-Safra, composto por contribuições do agricultor, do município, do estado e da União.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Jorge Santana, esse ano o impacto vem do excesso de chuvas. “Em Santana geralmente chove em média 700 mm, e esse ano já vai chovendo mais de 1.000mm. Como o feijão é uma cultura que não requer o excesso de água, ele sofreu na época da floração. De feijão, creio que não teremos 20% da produção esperada. Então o seguro vem em boa hora”, declarou.

“Esse benefício foi garantido pelo nosso eterno prefeito Isnaldo Bulhões nos últimos três anos, e assim como ele, reafirmo o meu compromisso com os homens e as mulheres do campo”, declarou a prefeita Christiane Bulhões.

Podem participar do Garantia Safra os agricultores familiares, com renda familiar mensal de, até, um salário mínimo e meio, e que possuem área total a ser plantada de, no mínimo, 0,6 hectares e, no máximo, cinco hectares. Tem direito a receber o pagamento agricultores aderidos e residentes em municípios com perdas mínimas de 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca ou milho.

Também estiveram com a prefeita no momento da assinatura os secretários de Desenvolvimento Rural, Jorge Santana, e de Infraestrutura, Marcelo Melo; os vereadores Moacir Júnior e Audilene Apolinário e as presidentes do Conselho Municipal de Saúde, Jane Gleide, e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Joelma Rodrigues; além de lideranças do município.