Publicado no portal Santana do Ipanema em 19/07/2022 14:24:35

HRCRM promove Treinamento Multiprofissional em Humanização da Assistência do Parto

O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), promoveu uma capacitação multiprofissional em humanização da assistência do parto para todos os profissionais da Rede Cegonha. O objetivo da capacitação foi compartilhar saberes e evidências científicas oportunizando o acesso a novos conhecimentos que contribuirão para uma mudança de paradigmas e a atualização da formação profissional.

O treinamento foi realizado nesta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores e contou com as presenças do diretor geral do HRCRM, José Wanderley, da prefeita Christiane Bulhões, do presidente da Câmrara de Vereadores, Moacir Júnior, da vereadora Josefa Eliana, das secretárias de Governo, Renilde Bulhões e de Assistência e Desenvolvimento Social, Vera Araújo, a coordenadora da obstetrícia, Drª Gizelia, a supervisora de enfermagem da Rede Cegonha, Lalinha Rocha, a diretora da Média Complexidade da Saúde, Fabiana Xavier, além de enfermeiras, técnicos em enfermagem, auxiliar de apoio, auxiliar administrativo, assistente social, fisioterapeuta, porteiro e auxiliar de copa que trabalham no HRCRM e representantes do Hospital Santa Rita de Palmeira dos Índios e dos municípios de Inhapi e Mata Grande.

As palestras foram proferidas pelas fisioterapeutas Bárbara Ferreira e Giselli Menezes. Elas falaram sobre aspectos fisiológicos, noções de humanização para assistência ao parto, sensibilização e violência obstétrica.

Presente no evento, a coordenadora da Rede Cegonha no HRCRM, Suelane Lopes, destacou que o trabalho desenvolvido na rede cegonha no HRCRM vai servir de piloto nacional. “Somos referência de um serviço de articulação com atenção básica dos municípios fortalecendo a rede de apoio em atenção a gestante. Levar conhecimento aos profissionais da ponta e as gestantes sobre o processo do trabalho de parto é fundamental, pois com o conhecimento a mulher tem total autonomia sendo protagonista do momento mais importante da sua vida”, frisou.

A prefeita Christiane Bulhões falou da importância do evento para os profissionais que atuam na Rede Cegonha do HRCRM e para as parturientes dos 21 municípios que recebem os cuidados. Christiane Bulhões, que também é médica obstetra, revelou sua felicidade em ver o espaço repleto de profissionais empenhados para cuidar de forma ainda mais humanizada das pacientes que chegam ao hospital.