Publicado no portal Santana do Ipanema em 12/06/2019 11:31:33

Governo do Estado e Prefeitura trabalham para implantar serviço de Ressonância Magnética em Santana do Ipanema

O prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões, anunciou por meio de suas redes sociais, que o Governo do Estado está trabalhando em parceria com a Prefeitura para implantar o serviço de Ressonância Magnética no município.

Isnaldo Bulhões esteve reunido na tarde desta terça-feira (11), com a magnífica vice-reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Ilka Soares, da coordenadora do Centro de Diagnóstico da Uncisal, Katia Born e do assessor Edonildo Alencar. A reunião aconteceu na sede do Poder Executivo. Participaram ainda a secretária de Saúde, Normanda Santiago e o secretário de Gestão de Pessoas, Antônio de Pádua.

Para o prefeito, a ressonância é um dos principais aliados na detecção e controle do câncer e outras doenças. “Rapaz, é bom demais ver o quanto já fizemos e ainda saber que tem muito mais por vir. Obrigado governador Renan Filho pela parceria salutar. O trabalho não para”, escreveu o prefeito.

A ressonância magnética é um exame que obtém imagens dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano em vários planos e permite estabelecer um diagnóstico médico mais preciso, servindo para a pesquisa e análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas.

O teste pode diagnosticar esclerose múltipla, câncer, infartos, fraturas e até infecções. Já os ortopedistas costumam pedi-lo para investigar os tecidos moles, como cartilagens e músculos. Graças a isso, detectam tendinites, hérnias de disco e lesões de ligamento. Além disso, os neurologistas o solicitam para esmiuçar melhor problemas como o Alzheimer, atrofias e lesões nos vasos sanguíneos cerebrais (que podem indicar um AVC).