Publicado no portal Santana do Ipanema em 16/11/2021 13:14:44

Escolas da rede municipal de Santana começam a aplicar Provas Saeb 2021

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começam a ser aplicadas nesta terça-feira (16) em escolas da rede municipal de ensino de Santana do Ipanema. Os testes e os questionários em papel do Saeb 2021 serão aplicados no período de 16 a 26 de novembro. Os resultados de cada turma contribuem para produzir indicativos de qualidade de ensino, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de monitorar resultados de políticas públicas e diagnosticar dificuldades na aprendizagem das disciplinas.

O secretário de Educação, Júnior Genuíno, destacou que o atual momento que a rede municipal de ensino de Santana do Ipanema vive é outro graças aos investimentos realizados pela prefeita Christiane Bulhões, como por exemplo as reformas e adequações das escolas.

Em 2021, a aplicação seguirá os mesmos moldes do Saeb 2019, com aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e para a 3ª e a 4ª série do ensino médio. Além de responderem ao questionário, os estudantes também farão testes de língua portuguesa (leitura) e matemática.

O 2º ano do ensino fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9º ano do ensino fundamental

A novidade de 2021 é que a avaliação da educação infantil, depois da aplicação-piloto ocorrida em 2019, será de forma amostral, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa.