Publicado no portal Santana do Ipanema em 30/11/2020 12:12:29

Em Santana, Unidades de Saúde realizam ações da campanha Novembro Azul

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando neste mês de novembro, diversas ações de conscientização do Novembro Azul, campanha que tem o objetivo de estimular os homens a cuidarem da saúde de forma integral.

As Unidades de Saúde da Família da Baraúna e Lagoa do Junco realizaram ações como objetivo conscientizar a população a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Vale ressaltar que no câncer de próstata, o tratamento e radioterapia têm acima de 80% de chance de cura da doença.

Como prevenir o câncer de próstata?

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

•Ter uma alimentação saudável.

•Manter o peso corporal adequado.

•Praticar atividade física.

•Não fumar.

•Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.