Publicado no portal Santana do Ipanema em 22/06/2023 22:36:37

Dra. Christiane Bulhões acompanha ações de conscientização do Outubro Rosa em Santana do Ipanema

A vice-prefeita de Santana do Ipanema, Dra. Christiane Bulhões, visitou visitando o Centro de Diagnóstico, a Casa da Mulher e a Unidade de Saúde da Floresta durante a semana para acompanhar as ações do Outubro Rosa que foram intensificadas neste mês. A secretária de Saúde, Normanda Santiago acompanhou a vice-prefeita durante as ações.

Dr. Christiane conversou com mulheres sobre a importância da prevenção e alertou que todas precisam cuidar bem da nossa saúde. "Ainda há muitas mulheres que resistem ao diagnóstico, por insegurança. Nessa hora, percebemos o papel fundamental dos serviços públicos de saúde, mas também das instituições que se dedicam à causa. Estamos aqui para encorajar essas pessoas", disse.

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Bulhões também destacou que Santana do Ipanema hoje conta com o mamógrafo que tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia. O aparelho está instalado no Centro de Diagnóstico José Abdon Malta Marques e conta com um serviço digitalizado de última geração - radiologia computadorizada (CR) - que produz imagens de qualidade sendo desnecessário a repetição do exame.

A secretária de Saúde também reforçou a importância da da prevenção para evitar problemas futuros. "Hoje, no Brasil, o câncer de colo de útero e de mama são os que mais matam", disse Normanda Santiago.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

Recuperar o mamógrafo foi um dos fatores que contribuíram para fortalecer a saúde pública de Santana do Ipanema no Governo da Reconstrução.