PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO RECEITAS DESPESAS PASSAGENS E DIÁRIAS SERVIDORES LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS RESPONSABILIDADE FISCAL LEGISLAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL


Publicado no portal Santana do Ipanema em 22/07/2022 00:14:42

  Depois de 30 anos, Santana do Ipanema terá Cavalhada em homenagem a Senhora Sant’Ana


Depois de 30 anos, Santana do Ipanema será palco da Cavalhada em Homenagem a Senhora Sant’Ana. O evento será realizado no próximo domingo (24). Às 15h acontece o desfile dos cavalheiros, saindo da Igreja Matriz até o Complexo de Escolas do Estado. Durante o trajeto, o desfile será animado musicalmente por Banda de Pífano.

Já no Campo do Estadual, será realizada a Prova de Cavalhada entre o Azul e o Encarnado.

A cavalhada é um folguedo realizado em época de Natal ou em festejos de santos e padroeiros.

Os competidores dividem-se em “cordões” separados por cores, vermelho e azul, e as disputas acontecem aos pares. Os cavaleiros da frente são os chefes de cada cordão e são chamados de Matinadores.

No primeiro momento há uma visita à igreja, ou ao santo que é colocado no pedestal.

No segundo momento eles disputam uma serie de corridas em busca de argolas. Iniciando pelos Matinadores e encerrando pelos Cobridores (os demais pares de cavaleiros). Para retirar as argolas, são utilizadas lanças de madeira, entregues ao cavaleiro por seus escudeiros.

Por fim, há a escaramuça que consiste numa série de demonstrações equestres incluindo as mais diversas marchas e trotes.








 

 


Contatos

R. Cel Lucena Maranhão, nº 141, Centro 
Santana do Ipanema, AL 
Cep: 57500-000 

Telefone: +55 82 3621-3280