Publicado no portal Santana do Ipanema em 19/05/2022 15:55:47

Blitz educativa marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Santana

A Prefeitura de Santana do Ipanema promoveu nesta quarta-feira (18), por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, uma blitz educativa na Praça Senador Enéas Araújo para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ideia da ação é conscientizar e mobilizar a sociedade santanense sobre o assunto que é uma responsabilidade de todos. Na ocasião foram distribuídos adesivos e panfletos com orientações sobre como identificar os casos de violência e canais de denúncia como o Disque 100, serviço gratuito que funciona 24h.

Participaram da mobilização servidores vinculados a setores como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programas Criança Feliz e Auxílio Brasil e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Além do Disque 100, as denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes podem ser feitas junto ao Conselho Tutelar de Santana do Ipanema por meio do número (82) 99970-3077 ou ao CREAS no número (82) 92001-4414.

Por que o dia 18 de maio?

Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES foi sequestrada, drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.