Publicado no portal Santana do Ipanema em 22/06/2023 22:37:33

Barragem do João Gomes: maior obra hídrica da história de Santana é iniciada

A maior obra hídrica da história de Santana do Ipanema foi iniciada. Trata-se da Barragem do João Gomes. Com um investimento da ordem de R$ 7 milhões, liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e contrapartida da Prefeitura, a obra saiu do papel graças a articulação do saudoso prefeito Isnaldo Bulhões, deputado Isnaldo Bulhões e Maurício Quintella, além da prefeita Christiane Bulhões, junto ao então Ministro Omar Terra.

A barragem será uma das maiores do Estado com capacidade de armazenar 2.154.062,14 m³ de água e terá o objetivo de abastecer as comunidades da região, vai servir para o consumo animal, além de irrigação.

Um verdadeiro cinturão verde será implantado no perímetro da barragem com o plantio de mais de 20 mil árvores nativas para garantir um microclima próprio, diminuindo assim a temperatura local, a evaporação e aumentando o tempo de reserva de água. Com o cinturão verde, a fauna local também será preservada.

A barragem terá ainda um sistema de renovação da água, diminuindo a concentração de sal e contará com uma tomada d'água para abastecer os carros pipas, evitando a poluição da água e mantendo a qualidade da mesma.

Uma das partes mais delicada da obra é a de desapropriação. De acordo com a Procuradoria do município, as indenizações dos moradores da área da obra foram pagas com recursos da Prefeitura. Os valores foram depositados em juízo e os ex-proprietários receberão após a liberação da justiça.

Os valores foram pagos porque algumas propriedades não possuíam registro cartorial. Por este motivo, a justiça determinou a posse ao município, que fez sua parte efetuando o pagamento em juízo.