Publicado no portal Santana do Ipanema em 20/12/2019 09:23:08

Abertura do “Cidades e Gestores” reúne autoridades nacionais, estaduais e municipais

Em solenidade com a presença de autoridades nacionais, estaduais e municipais, o Cidades e Gestores – Congresso e Expo foi aberta na noite desta quinta-feira, dia 12, no Centro de Convenções Ruth Cardoso. O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, fez a palestra magna sobre segurança jurídica.

“A segurança jurídica é um tema importante para o Brasil de hoje. Muita gente reclama de instabilidade. Por isso, trago um pouco da nossa experiencia no Supremo Tribunal Federal para dialogar sobre essas questões que são relevantes para os municípios e para os modelos de gestão”, afirmou Gilmar Mendes.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, destacou que esse já é um dos eventos mais importantes o país. “Já temos inscritos mais de 2 mil e 500 técnicos que vão participar desse amplo debate sobre gestão pública e direito público nos municípios. Quero agradecer a presença do ministro Gilmar Mendes e de todas autoridades, como o senador Renan Calheiros”, destacou.

Os prefeitos sertanejos, Isnaldo Bulhões (Santana do Ipanema), Jeane Moura (Senador Rui Palmeira, Carlos Andé Nen (Olho D'água das Flores) e Ramon Camilo (Dois Riachos), participaram do evento. A senadora da República e secretária de Governo de Santana do Ipanema Renilde Bulhões também marcou presença.

Quem também participou do evento foi senador Renan Calheiros, deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, defendeu – em discurso – a mobilização dos prefeitos contra a reforma política que quer reduzir o tempo de mandato em dois anos. “Neste momento político, e também social, o nosso país precisa fortalecer cada vez mais a gestão local para o desenvolvimento sustentável de cada município. Desse modo, precisamos reduzir o gasto com alterações na administração pública, ou seja, não podemos aceitar a proposta de emenda constitucional [PEC] que pode reduzir o tempo de mandato em dois anos. Prorrogar é o ideal para favorecer os municípios atualmente em dificuldade”, explica.

Na cerimônia, o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef formalizou a cooperação técnica mútua para qualificação nos municípios para os direitos das crianças e adolescentes. O presidente da AMA, Hugo Wanderley, assinou o memorando para o programa de proteção com a chefe da área técnica, Rosana Veja, para sensibilizar os gestores no financiamento de projetos dedicados na organização.